Segundo um estudo revelado pela Eurostat, Portugal, com 20%, tem a segunda taxa mais elevada da União Europeia de licenciados em "engenharia, indústrias transformadoras e construção". No ano de 2022 foram mais de 87 mil os alunos inscritos nesta área, a segunda mais escolhida pelos jovens portugueses1.
O objetivo deste prémio é encorajar estas gerações a investirem nas suas ideias e alcançarem os seus sonhos. Desde 2005, o Prémio já desafiou universitários empreendedores e engenheiros recentemente formados a resolver um problema global, de problemas ambientais a melhorar práticas de cuidados de saúde. Vencedores anteriores desenvolveram soluções avançadas de reciclagem de plástico (Plastic Scanner) e a biodegradabilidade dos materiais (MarinaTex, AuREUS), bem como o melhoramento de diagnósticos médicos em casa (Blue Box, HOPES).
Até à data, a competição já premiou 390 invenções com prémios monetários, e mais de 70% dos vencedores globais estão a comercializar as suas invenções vencedoras. O mundo precisa de mais ideias disruptivas para enfrentar problemas ambientais e médicos, e James Dyson acredita que os jovens têm as respostas e o impulso para fazer a diferença.
Sir James Dyson elege os vencedores globais da competição; recebem financiamento vital e reconhecimento de alto nível - os primeiros passos fundamentais para levar as suas ideias à aplicação prática na vida real.