Insights | Cabelo
Como manter o couro cabeludo saudável?
Despendemos muito tempo e dinheiro na nossa pele e no nosso cabelo, mas muitas vezes negligenciamos o couro cabeludo.
O couro cabeludo tem aproximadamente cem mil folículos capilares¹ e glândulas sebáceas², e mantê-lo saudável é fundamental para que os fios do cabelo tenham boa sensação ao toque e o cabelo tenha um ótimo aspeto geral³.
A falta de cuidados adequados pode causar caspa, comichão e oleosidade no couro cabeludo. Se não for tratado, o couro cabeludo irritado pode causar a queda de cabelo².
O que é o couro cabeludo?
O couro cabeludo é a pele que cobre o crânio, local onde cresce o cabelo. Como esta pele é diferente da do resto do corpo, é necessário protegê-la e cuidar dela de forma especial.
Embora a sua função mais importante seja a proteção do crânio, o couro cabeludo atua como isolante térmico e protege a cabeça contra impactos, poluição e outras mudanças bruscas de temperatura.
-
-
Sintomas de um couro cabeludo irritado
O stress, a utilização de champô para cabelos secos, a poluição e os resíduos de produtos são alguns dos fatores que podem contribuir para um couro cabeludo irritado. Por isso, é essencial lavar esta zona com ingredientes nutritivos suaves e adequados para a pele.
Prurido, irritação e ressecamento são os principais sintomas de um couro cabeludo pouco saudável que pede rápida intervenção. Os problemas do couro cabeludo também estão relacionados com cabelos ásperos, perda de brilho e quebra dos fios de cabelo. Uma das condições mais comuns do couro cabeludo irritado é a caspa, que afeta mais de metade da população mundial em algum momento da vida⁴. Caracterizada por comichão, ressecamento e descamação da pele⁵, é causada principalmente por um fungo chamado Malassezia globosa⁶.
Como conseguir um couro cabeludo saudável
- A dica imprescindível é evitar o stress oxidativo – ou seja, o desequilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes⁷. Esta condição geralmente é causada por poluição, micróbios, radiação UV e até mesmo alguns produtos cosméticos e provoca caspa, dermatite seborreica, psoríase, dermatite atópica e, por fim, alopecia⁸. O uso de tratamentos ricos em ingredientes naturais e antioxidantes ajuda a manter o couro cabeludo e o cabelo limpos e a reduzir os efeitos do stress oxidativo². Produtos com agentes ativos também podem ajudar a tratar o couro cabeludo, pois reduzem a quantidade de micróbios, controlam os níveis do fungo Malassezia e diminuem o stress oxidativo.
- Lave – Tonifique, lave e esfolie o cabelo com frequência, mas sempre com suavidade. Com o produto indicado para a sua condição, massageie o couro cabeludo para aumentar a circulação, evitar inflamações e remover as células mortas da pele.
- Consuma mais alimentos antioxidantes – Consuma frutas e legumes que ajudam a neutralizar os radicais livres, conhecidos pela sua capacidade de gerar stress oxidativo. Tente comer uma grande variedade de alimentos para obter um grande número de antioxidantes naturais. Os benefícios ultrapassam um couro cabeludo e cabelo saudáveis.
-
-
Benefícios de um couro cabeludo saudável
Um couro cabeludo saudável é sinónimo de um cabelo com aspeto são e forte³.
A combinação de uma limpeza suave, uma massagem cuidadosa e uma dieta rica em antioxidantes promove o crescimento do cabelo, mantendo-o saudável durante muito tempo.
Cuidado do cabelo
Crie uma variedade de estilos com tecnologia que ajuda a proteger o seu cabelo dos danos causados pelo calor excessivo. Os nossos acessórios de estilismo são adequados para todos os tipos de cabelo e estão disponíveis numa ampla gama de cores para escolher.
Postagens relacionadas
-
Insights | Cabelo
-
Insights | Cabelo
-
Insights | Cabelo
Discover Dyson