Página seguinte
As suas preferências foram guardadas.
Consegue atualizar as suas preferências de contacto em qualquer altura na secção "***Keep in touch (Manter-me em contacto)***" do "Meu Dyson". Se tiver uma conta "Meu Dyson" pode Iniciar Sessão abaixo para gerir todas as opções de contacto (incluindo telefone, SMS e correio).
Como limpar pisos duros

Como limpar pisos duros

Os engenheiros da Dyson Sharon Yap e o Dr. Calum Robertson estudam as melhores formas de limpar pavimentos duros para os manter sem pó, sem germes e sem nódoas. Reconsidere a sua rotina de limpeza diária com as nossas dicas e truques abaixo.

  • Todos nós temos abordagens diferentes quando se trata de limpeza. Em muitas casas na Ásia, especialmente na China, Japão e Coreia do Sul, as famílias estão habituadas a passar muito tempo no chão - quer sejam crianças a brincar, sentadas para ver televisão ou mesmo para tomar refeições juntas numa mesa baixa.

    Com isto, atingir uma "limpeza do chão para pés descalços" é essencial. Com a ajuda dos peritos da Dyson, exploramos diferentes métodos e hábitos de limpeza para compreender o que realmente funciona melhor quando se pretende "limpar para pés descalços" em pavimentos duros - assim como todo aquelo que não funciona.  

     

    Questões importantes a serem consideradas

    • Está a aspirar corretamente antes de esfregar?

    • A limpeza a seco e a limpeza a húmido são realmente as melhores formas de limpar?

    • Sabia que se o pó não for completamente removido antes da limpeza a húmido pode ser espalhado pelo chão duro quando a função Esfregona é utilizada, deixando potencialmente um chão mais sujo em vez de mais limpo?

    • Com que frequência se deve aspirar para obter a melhor limpeza possível?  

  • Dyson V15

    Descubra Dyson V15™

  • Comparar todos os aspiradores

    Compara las aspiradoras sin cable

  • "Existe um erro muito comum ao pensar que não há problema se esfregamos diretamente o chão já que assim limpamos a sujidade das nossas casas", explica Sharon Yap, Chefe de Desenvolvimento Tecnológico da Dyson. "Se o pó não for completamente removido antes da limpeza a húmido, então o pó pode ser espalhado sobre os pisos duros ao limpar o chão, deixando-o potencialmente mais sujo em vez de mais limpo.

    "O melhor conselho para a limpeza dos pisos de madeira é simples: aspire o seu chão pelo menos uma vez por semana para evitar que a sujidade se decomponha", afirma Sharon Yap. “Eu, tento dar um pouco mais de atenção às áreas de alto tráfego na minha casa, como a cozinha e os quartos, pois o piso pode coletar rapidamente muita sujidade, resíduos e cabelos soltos.” 

     

    "Muitas pessoas acreditam que os pavimentos duros são mais resistentes ao desgaste - por exemplo, o pavimento de mármore é um tipo de pavimento comum em muitas casas, e algumas pessoas podem utilizar produtos de limpeza à base de amoníaco ou compostos ácidos, o que irá provocar a erosão e o desnivelamento do pavimento! Mesmo ao esfregar o chão, certifique-se de não usar acessórios com cerdas afiadas, como escovas de metal. Além disso, se não aspirar primeiro, arrisca-se a espalhar a sujidade em vez de a remover".

Como limpar os seus pavimentos duros no dia-a-dia

  • A rotina diária para a maioria das pessoas consiste em remover a poeira visível das superfícies dos pisos duros, usando uma variedade de métodos – limpeza a seco, varrer e aspirar. No entanto, o que é igualmente importante é o pó invisível que não pode ser visto pelos nossos olhos e que será melhor removido com um aspirador. Se preferir acompanhar com esfregões, aqui está o que precisa de ter em mente: 

    "Com a esfregona, utilizamos desinfetante para limpar. Não está a tentar remover germes, mas sim a tentar matá-los. A combinação de esfregão para matar germes e aspiração para remover pó fino são dois trabalhos muito diferentes. Precisam de trabalhar ao mesmo tempo para conseguir a sensação de limpeza para pés descalços. Deve realmente assegurar-se de que está a aspirar corretamente, com a tecnologia mais eficaz para tentar remover todo este pó antes de mudar para a esfregona", diz Yap. 

    Humedecer o pó no chão - mesmo o pó fino invisível a olho nu - pode derivar na criação de um habitat mais favorável à proliferação de ácaros e bolores. 

    "Os nossos 30 anos de investigação microbiológica mostram que a melhor maneira de nos livrar do alergénio do pó é removê-lo completamente de casa - e é por isso que investimos tanto em tecnologia em aspiração.  A fim de capturar o pó fino e a sujidade que pode não ser vista pelo olho humano, é necessário um aspirador eficaz que capture o pó, possua ciclones eficientes para o manter dentro do aparelho, bem como filtros e vedantes para garantir que não é emitido de volta para o ar exterior. Ao fazer isto, pode então passar ao seguinte nível de limpeza do seu chão e conseguir a verdadeira limpeza para pés descalços", comenta Yap. 

    Dicas para manter o seu piso duro livre de poeira e totalmente limpo

    1. Aspirar diariamente. Aspirar as áreas de alto tráfego na sua casa garante que a poeira não se acumule em nenhuma área. 
    2. Use a escova certa para evitar arranhões. O Dyson V11 deteta se está a aspirar em superfícies duras ou macias e pode ajustar a sucção convenientemente. A escova de rolo macio Dyson (Fluffy) está feita especialmente para pisos de madeira e está revestida com filamentos de fibra de carbono anti-estáticos para remover a sujidade e as partículas finas. 
    3. Use os acessórios certos. Embora possa parecer um esforço mudar de acessório durante o processo de aspiração, isto irá ajudá-lo a remover o pó visível e o não visível. Use um acessório para fendas para limpar locais de difícil acesso. 
    4. Evite esfregar se ainda puder distinguir poeira no chão. Aspire antes de esfregar. Pode parecer o dobro do trabalho, mas é importante tentar remover primeiro todo o pó da sua casa. Se o pó não for completamente removido antes da limpeza a húmido, então pode ser espalhado pelo chão duro quando a função Esfregona é utilizada, deixando potencialmente um chão mais sujo em vez de um chão mais limpo.
  • Como limpar o seu tapete

     

    Como limpar o seu tapete ?

    Desde a limpeza diária até o tratamento da sujidade e das nódoas incrustadas, os engenheiros da Dyson James McCrea e o Dr. Calum Robertson partilham as suas melhores dicas sobre como manter os seus tapetes limpos.

  • Como limpar o seu colchão

    Passamos cerca de um terço das nossas vidas na cama, mas há estudos que mostram que praticamente nenhum de nós prioriza regularmente a limpeza dos nossos colchões como parte dos hábitos de limpeza. 

Como remover nódoas em pisos duros

  • Embora os pavimentos duros possam ser bastante simples de manter, ainda estão expostos ao desgaste a longo prazo, bem como às nódoas. As nódoas estão compostas por uma série de produtos químicos e por isso é importante compreender que tipo de produtos de limpeza podemos utilizar para cada tipo de nódoa.

     

    "Há uma crença falsa de que o chão duro é liso, mas isto não é exato. Os pavimentos de madeira têm ranhuras e mesmo os azulejos podem ser porosos e absorver nódoas", afirma o Dr. Calum Robertson, Investigador Químico da Dyson. "Os produtos químicos fortes nem sempre são a melhor solução - a lixívia pode remover o verniz dos pavimentos de madeira, por isso é sempre mais seguro começar com uma solução mais leve como sabão e água para evitar danificar o seu chão".

     

    1. Comece lentamente com água e sabão. As superfícies de metal podem apresentar riscos de corrosão se usar produtos muito abrasivos – comece sempre com um pouco de água morna e sabão para ver se as nódoas podem ser removidas. 
    2. Agir rapidamente com nódoas em superfícies de mármore. O mármore é um material de pedra poroso – deixar nódoas no seu piso de mármore pode derivar em danos permanentes. Para nódoas à base de óleo, própria de produtos domésticos comuns como óleo de cozinha, leite, manteiga ou mesmo loção para as mãos, utilize um produto de limpeza líquido que contenha detergente de uso doméstico, essências minerais ou acetona.
    3. Utilizar produtos à base de lixívia com moderação. Algumas nódoas, como nódoas de chá, café ou vinho tinto provocam descoloração e por isso pode ser necessário aplicar um produto à base de lixívia a este tipo de nódoas - mas apenas em quantidades parciais. Teste sempre primeiro o produto numa parte mais discreta do seu pavimento e seja paciente na limpeza - e leia sempre a etiqueta! A aplicação excessiva de solução de uma só vez pode causar descoloração irreversível, tanto na nódoa como no seu chão.
    4. Não misture nem combine! Por mais ansioso que esteja de ver se a mancha desapareceu, seja paciente com o processo. Um estudo realizado pelo CDC descobriu que as intoxicações relacionadas pela combinação de produtos de limpeza doméstica surgiram durante a pandemia da Covid-19* enquanto as pessoas procuravam limpar as suas casas com uma mistura de desinfetantes e branqueadores. 
    5. Certifique-se de que aspirou previamente usando os acessórios certos para penetrar nas gretas e fendas para remover todo o pó - tanto visível como não visível para evitar a propagação de bactérias quando limpar depois.


    * Chang A, Schnall AH, Law R, et al. Cleaning and Disinfectant Chemical Exposures and Temporal Associations with COVID-19 — National Poison Data System, United States, January 1, 2020–March 31, 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2020;69:496–498. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.mm6916e1.

Newsroom da Dyson

As últimas notícias da Dyson