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Apoio para o aspirador robot Dyson 360 Heurist™

Resolução de problemas de configuração do robot

O que pode provocar erros de ligação e como posso resolver esses erros em casa?

O seu robot acede à nuvem da Dyson através da rede Wi-Fi de sua casa. Se a luz de Wi-Fi do seu robot não estiver acesa, a ligação poderá não estar operacional. Verifique se a internet de sua casa está a funcionar corretamente. Em seguida, ligue à App Link App através do telemóvel. A app indicará a origem do problema e fornecerá informações sobre como o resolver.

O que significa "voltar ao início"?

Significa que o seu robot está a regressar ao ponto de partida da limpeza atual. Pode ser o suporte ou uma posição na divisão.

Por que motivo o robot não terminou a limpeza?

Se o robot se deparar com um problema durante uma limpeza, aparecerá um anel âmbar em redor da secção do ícone. Aparecerá outra luz a indicar qual poderá ser a causa do problema. Se isso acontecer, pode resolver o problema a partir da app e seguir os passos no ecrã para esse efeito.

O que devo fazer se o meu robot não conseguir regressar ao suporte?

Isso pode acontecer se alguém pegar no robot e o colocar noutro local, se a iluminação mudar significativamente ou se o robot não conseguir ver elementos suficientes para se orientar. O robot começará por tentar identificar o local em que se encontra, limpando áreas perto da última posição conhecida. Se isso não resultar, entrará num padrão de limpeza de direção aleatória para encontrar uma área que reconheça. Pode resolver esta situação ao recolocar o robot no respetivo suporte.

Porque não limpou o meu robot toda a divisão, mas indica que a limpeza foi concluída e regressou com êxito ao suporte?

O robot tentará sempre limpar todas as áreas a que consegue aceder. Ocasionalmente, poderá evitar uma área se considerar o caminho demasiado arriscado, como quando existem fortes possibilidades de ficar preso ou de se perder.

Compreender como funciona o mapeamento

O que devo fazer antes de começar a mapear?

Antes do mapeamento, é boa ideia retirar objetos soltos do chão e abrir portas no interior. Terá de descarregar a app Dyson Link para o seu smartphone e ligar o seu robot à app. Depois, coloque o robot no suporte e pode começar a mapear.

Quanto tempo pode demorar o mapeamento?

Criar um mapa completo pode demorar algum tempo. O tempo que demora depende do espaço de pavimento de sua casa, pelo que pode demorar até algumas horas. Os nossos engenheiros estimam que o robot demora 3 horas por 100 m2 de espaço de pavimento.
O robot mapeia com o mesmo padrão utilizado para limpar, deslocando-se em espiral em cada uma das secções em que divide a divisão. Isso acontece para que o robot possa criar uma imagem detalhada da disposição da sua casa. Poderá demorar mais do que o esperado inicialmente, mas torna a limpeza mais eficaz a longo prazo.

Posso criar mapas para vários pisos da minha casa?

Sim, se tiver uma casa com mais do que um piso, pode criar um mapa para cada um. Também pode dividir o mapa em divisões ou ‘zonas’ mais pequenas, personalizando a forma como o robot limpa cada divisão ou zona. Quando limpar outro piso da sua casa, terá de colocar o suporte do robot nesse piso e começar a limpeza a partir do suporte.

Porque mapeia o robot o caminho por onde vai?

O robot divide a divisão em secções e funciona com um padrão em espiral em cada uma dessas secções. Os movimentos do robot, incluindo o característico padrão em forma de T, foram concebidos para cobrir todos os pontos do espaço de pavimento da sua casa. Não se preocupe se os movimentos forem, por vezes, estranhos. O robot está apenas a memorizar a disposição da casa.

Porque não limpa o robot enquanto está a mapear?

O seu robot foi concebido de forma a desativar a barra de escovas durante o mapeamento para poupar a energia da bateria. Isso permite mapear as divisões mais rapidamente e percorrer distâncias maiores durante o processo de mapeamento.

O que devo fazer se o meu robot ficar preso?

Isso é facilmente resolvido. Basta abrir a app, seguir as instruções e reposicionar o aparelho. Pressione o botão para avançar do seu robot para continuar o mapeamento.

E se a bateria do meu robot ficar fraca?

Quando o robot tiver pouca bateria, regressará ao suporte para recarregar, retomando depois o mapeamento a partir do ponto em que estava.

Se ocorrer um erro durante o processo de mapeamento, devo começar de novo?

Sim, o robot precisa de um mapa completo e exato da sua casa, pelo que será melhor começar de novo se surgirem problemas durante o mapeamento.

Porque não criou o meu robot um mapa completo?

Isso pode dever-se ao facto de ter sido interrompido ou porque algo bloqueou o caminho e não foi possível continuar o mapeamento. Também se pode dever ao facto de o robot ter regressado ao suporte para ser recarregado se não tiver tipo oportunidade para continuar o mapeamento depois de completamente carregado.

Porque não é o meu mapa mais detalhado, mostrando apenas, por exemplo, as paredes da divisão?

Os nossos engenheiros quiseram que o robot fosse fácil de utilizar, por isso simplificámos o design do mapa para se assemelhar a uma planta do piso. Esta é uma versão mais simples do mapa realmente criado pelo robot. Pode encontrar o mapa mais detalhado no mapa de atividades da app Dyson Link. Nas semanas seguintes, o robot indicará se existirem áreas difíceis. Também pode configurar áreas interditas que o robot deverá simplesmente evitar.

Porque é preciso voltar a mapear algumas secções?

Isso pode acontecer porque o robot teve dificuldades em percorrer o pavimento de uma divisão ou se tiver sido interrompido durante o mapeamento. O robot não percorrerá a mesma área mais do que uma vez. No entanto, poderá voltar a uma área se, no caminho percorrido, não tiver passado por alguma parte do pavimento na primeira vez.

Caso se verifique um problema de ligação, o meu robot pode armazenar mapas parciais e voltar ao ponto onde ficou?

O seu robot não armazena mapas parciais, porque precisa de criar um mapa completo da área de limpeza. Também é necessário um mapa preciso da sua casa para criar zonas mais pequenas e impor restrições aos movimentos do robot.

Posso adicionar uma área a um mapa ou tenho de reiniciar o mapa?

Normalmente, é melhor criar um mapa completo de sua casa quando começa. No entanto, o seu robot também adicionará ao mapa existente novas áreas que descobrir durante a limpeza. Ainda que o seu robot possa adicionar uma nova área identificada durante a limpeza, tal não é tão fiável como criar um mapa para toda a casa com a função de mapeamento.

Perguntas frequentes sobre manutenção

Não percebi que não devia utilizar líquidos de limpeza com o meu robot. Danifiquei o meu aparelho?

O seu robot não deveria ter sido utilizado com líquidos de limpeza. Alguns contêm abrasivos que podem riscar peças óticas, enquanto outros incluem químicos que podem degradar os plásticos. Verifique se o robot está danificado, caso tenha utilizado líquidos de limpeza.

Após a limpeza, pode acumular-se cotão no depósito do robot. Será realmente apenas pó ou estará aspirar também a minha carpete?

Todas as carpetes degradam-se lentamente e perdem fibras ao longo do tempo, especialmente carpetes novas, sendo que o robot limpará essas fibras soltas. Neste aspeto, o seu robot não é diferente dos outros aspiradores.

O que devo fazer se vir cotão preso nas bandas de rodagem ou no depósito do robot?

Deve remover o cotão das bandas de rodagem e do depósito do robot para manter o desempenho.

O que devo fazer se ficar preso cabelo na barra de escovas do robot?

Se ficar preso cabelo na barra de escovas rotativa, deverá removê-lo para garantir que o robot se movimenta e funciona livremente.